Treinamento para aplicação do Paebes acontece hoje na Semec

Treinamento dos profissionais que vão aplicar o Paebes acontece na Semec

Diretores e outros profissionais de educação de Barra de São Francisco estão recebendo, na manhã desta terça-feira, 2, treinamento para aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no antigo Colégio Santa Terezinha.

As provas acontecem nos dias 23 e 24 de outubro em todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Os indicadores, produzidos a partir dos testes de desempenho, são importantes para monitorar a qualidade da educação ofertada também nas escolas particulares participantes. As informações também auxiliam os profissionais da educação no debate acerca das políticas públicas e no planejamento de ações pedagógicas e de gestão.

O Paebes avalia os anos finais do ensino fundamental – 5º e 9° anos – e do ensino médio – 3ª série, além da 4ª série do ensino médio integrado, nas disciplinas língua portuguesa e matemática.

Os estudantes do 5º ano também são avaliados na produção de texto, enquanto os do 9º ano, em ciências da natureza. Os estudantes do ensino médio fazem, ainda, testes de biologia, física e química.

Os resultados de participação, proficiência média e padrão de desempenho estudantil do ano passado estão disponíveis por escola e por aluno, no site do Paebes, este último protegido por senha. Para acessar os resultados das escolas particulares, os interessados também precisam informar login e senha. É possível, ainda, consultar a média da rede e da regional para escolas municipais e estaduais. (Weber Andrade com Secom/ES)

Treinamento é voltado para as provas nas escolas municipais