Secretaria de Saúde inicia Programa Municipal de Combate ao Tabagismo

Médico Zezinho Cipriano e enfermeiras Caroline e Helba vão dar apoio aos participantes do programa

A Secretaria Municipal de saúde iniciou no mês passado o atendimento aos tabagistas que desejam parar de fumar. O Programa contra o Tabagismo foi implantado na Estratégia de Saúde da Família do Campo Novo e Vila Landinha como piloto e, posteriormente será levado para as outras unidades de saúde.

A equipe que presta assistência ao programa é composta pelo médico José Cipriano da Fonseca, pela farmacêutica Betânia Saldanha e pelas enfermeiras Caroline Possatti da ESF Campo Novo e Helba Chequetto que coordena o programa.

“A princípio foram feitas buscas ativas em todo o município para identificar quais fumantes desejam parar de fumar, logo depois iniciamos o recrutamento dos usuários tabagistas para a entrevista”, explica Carolina.

A entrevista é uma abordagem inicial para explicar ao usuário como o programa funciona e se o mesmo tem condições de participar. Inicialmente foram 20 entrevistados e atualmente são 12 pacientes que aderiram ao tratamento.

Esses pacientes serão acompanhados em consultas médicas e reuniões de grupo por 12 meses. Nas avaliações individuais será definido o tipo de tratamento de acordo com grau de dependência do paciente.

O governo disponibiliza os medicamentos para auxiliar no tratamento. Acredita-se que a partir do ano que vem o programa seja implantado em outras unidades de saúde do município. (Weber Andrade com informações de Caroline Possati/Semus)

A partir do ano que vem o programa deverá ser estendido a outras unidades
A partir do ano que vem o programa deverá ser estendido a outras unidades
COMPARTILHAR