Saúde compra equipamentos para combater vetores de doenças

Novos equipamentos vão ajudar no combate a mosquitos vetores de doenças, como o aedes aegipty

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu esta semana quatro máquinas para promover o combate a mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikingunya, sendo dois termonebulizadores portáteis, que possibilitam a entrada do agente de endemias no interior dos imóveis, e dois termonebulizadores veiculares, que serão usados em veículos, como as picapes L200 e Montana recém entregues ao Departamento Municipal de Vigilância Ambiental.

O maquinário, mais conhecido por ‘fumacê’, foi entregue na manhã desta sexta-feira, 19, e um técnico da empresa fornecedora veio mostrar aos agentes como operar os equipamentos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Gelder Daniel da Silva, nos períodos em que era necessário intensificar os trabalhos, a vigilância municipal precisava recorrer ao Estado e solicitar empréstimo do termonebulizador veicular, e detalhe, com prazo para devolução. O município tinha apenas o portátil. “Agora, com a aquisição do equipamento, o setor conta com mais esse recurso para trabalhar, e a população fica mais protegida”, afirma Silva. (Weber Andrade com informações e fotos da PMBSF)