Previdência Municipal traz palestra sobre cálculo atuarial nesta quarta

Especialista em cálculo atuarial, Igor França fará palestra amanhã em Barra de São Francisco

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Barra de São Francisco vai realizar uma palestra, nesta quarta-feira, sobre o “cálculo atuarial” da entidade. O evento é voltado para os Conselhos Curador, Fiscal e Comitê de Investimentos e acontecerá das 14h30 às 16h30 no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec) no antigo Colégio Santa Teresinha.

A palestra está a cargo do especialista em Ciências Atuariais Igor França Garcia, que é professor de graduação e pós-graduação de Atuária, Estatística, Matemática Financeira e Gestão Financeira, entre outros títulos e cargos exercidos.

A Previdência Municipal tem um crédito acumulado com o município que é fruto de muita especulação, alguns dizendo que chegaria até a R$ 200 milhões. Na atual gestão, o prefeito Alencar Marim tem mantido os pagamentos do instituto em dia e até devolvido parte dos recursos que o Erário deve, como aconteceu recentemente.

Cálculo atuarial – O cálculo atuarial é um método matemático que utiliza conceitos financeiros, econômicos e probabilísticos para determinar o montante de recursos e de contribuições necessárias ao pagamento de despesas administrativas e benefícios futuros, como aposentadorias e pensões a serem concedidas, no presente e no futuro.

As contribuições dos segurados e dos seus empregadores devem formar provisões técnicas e os benefícios previdenciários devem ser pagos com o rendimento financeiro e com a própria exaustão das provisões técnicas, (Fundo Previdenciário).

Desta forma, o cálculo atuarial é de suma importância para buscar proporcionar equilíbrio ao Instituto para que as contribuições e os aportes sejam sempre suficientes para arcar com os pagamentos de despesas administrativas e benefícios dos segurados. (Weber Andrade com site previ.com)