Parceria entre Saúde e Educação leva noções de ‘higiene bucal’ às escolas

As palestras são realizadas pela dentista Valleska Gonzaga Moura

A equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Monte Sinai (Vermelha), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou uma série de atividades nas escolas da região. Trata-se de palestras interativas sobre “Higiene Bucal”. Conciliando técnica e criatividade as ações são realizadas com a utilização de manequins, bonecos, vídeos e materiais odontológicos que fazem com que os estudantes possam se interagir o tempo todo com a palestrante.

De acordo com a enfermeira Jhúlia de Aguiar Carvalho, as atividades começaram na escola da Vermelha e já estão programadas para  distrito de Vila Poranga, córrego do Itá e Rio do Campo. As palestras são realizadas pela dentista Valleska Gonzaga Moura. Nelas as crianças aprendem a escovar os dentes, usar o fio dental e recebem kits de higiene.

Além disso, a dentista avalia a boca das crianças e, se achar necessário faz a aplicação de produto para prevenir a cárie. Em alguns casos a dentista até já agenda consulta na Vermelha para iniciar um tratamento mais específico, informa a assessoria de Comunicação da PMBSF. (Weber Andrade com PMBSF)