Mais de 30 famílias estão desalojadas em Nova Venécia

Na manhã desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Nova Venécia, no Norte do Estado, informou que 33 famílias estão desalojadas e outras 4 desabrigadas em decorrência da chuva que atingiu o município na tarde desta terça (5). Apenas na Cidade Alta, foram registrados 156 milímetros em cerca de uma hora, mais da metade do esperado para todo o mês de dezembro, de acordo com a Defesa Civil do município.

A maioria das famílias afetadas (20 desalojadas e 3 desabrigadas) reside no bairro Aeroporto, um dos mais atingidos. Em alguns pontos do bairro, a água chegou a mais de um metro de altura dentro das casas. Já as demais famílias são dos bairros Rúbia (11 desalojadas e 1 desabrigada) e Altoé (2 desalojadas). A maior parte foi levada para casa de familiares e amigos. Outras estão provisoriamente na Escola Stanislaw Zucoloto.

A chuva provocou alagamentos e destruição em vários pontos da cidade. Ruas ficaram esburacadas e blocos, paralelepípedos e meios-fios foram levados pela força da correnteza. A Avenida Guanabara foi um dos locais mais arrasados. Os bairros Aeroporto, Iolanda, Rúbia e Margareth também ficaram bastante destruídos. A prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Obras está com a equipe concentrada na recuperação da cidade.

Na região do Córrego Refrigério, três represas estouraram. Em outras localidades do interior a chuva chegou em pequenas proporções. A Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil estão percorrendo outras localidades para fazer um levantamento mais preciso.

Doações

A Secretaria de Ação Social iniciou uma campanha para arrecadar alimentos, materiais de limpeza e utensílios domésticos para as famílias que perderam tudo. As doações devem ser encaminhadas ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Rua Santa Tereza, bairro Beira Rio, próximo ao Hospital São Marcos.

Em caso de emergência, o morador pode acionar o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (27 3772 6176) e a Secretaria de Ação Social (27 3752 9029).

COMPARTILHAR