Horário de Verão começa amanhã e pode influenciar prova do Enem

Escola João Bastos será um dos locais de prova do Enem em Barra de São Francisco

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo, 4, mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite de hoje, 3, os brasileiros das regiões centro-oeste, sudeste e sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.

No Espírito Santo foram 111.956 inscritos para as provas do Enem, menos de 2% do total de inscritos no país, que chegou a 6,7 milhões.

Relógios devem ser adiantados em uma hora hoje à meia noite

Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões norte e nordeste permanecerão no horário normal. O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira, 31, fez um alerta aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que fiquem atentos aos horários.

As provas aplicadas neste domingo serão: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer o exame.

Os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, de acordo com o fuso, tendo como referência o horário de Brasília. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:

Rossieli disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) explicou que a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado. (Agência Brasil)