Flamengo e Cruzeiro fazem “decisão” pela Libertadores

No ano passado Raposa ganhou a Copa do Brasil em cima do Flamengo

Dez meses e 12 dias depois do jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2017, Cruzeiro e Flamengo voltam a se enfrentar em caráter decisivo. Desta vez, o duelo é pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã.

Quase um ano após aquela decisão, os dois times já mudaram bastante. O campeão da Copa do Brasil perdeu os titulares Diogo Barbosa, Hudson e Alisson.

No Rubro-Negro, Alex Muralha foi emprestado ao futebol japonês, Everton vendido ao São Paulo e Guerrero não chegou a acordo por renovação.

Mano Menezes, ainda técnico da Raposa, deve levar a campo seis jogadores diferentes da decisão do ano passado. Mauricio Barbieri, que chegou ao Fla em janeiro desse ano para ser auxiliar da comissão técnica permanente, tem mais mudanças em relação à equipe que Reinaldo Rueda levou à final do ano passado. São oito titulares diferentes no Flamengo.

Quatro ganham posição no Fla de Barbieri

A equipe escalada por Rueda na grande decisão, no Mineirão, tinha Alex Muralha, Pará, Réver, Juan, Trauco; Cuéllar, Arão, Diego; Berrío (hoje, em fim de recuperação de lesão), Guerrero e Everton.

Diego Alves já estava contratado, mas não podia atuar na Copa do Brasil. Na época, Rodinei, Léo Duarte, Renê e Lucas Paquetá (suspenso nesta quarta, mas que foi titular no ataque no primeiro jogo por que Guerrero cumpria suspensão) eram reservas. Jean Lucas, provável titular na vaga de Paquetá, ainda atuava mais nos juniores e foi definitivamente promovido aos profissionais em janeiro de 2018.

Barbieri faz mistério. A escalação deve ser Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo, Renê; Cuéllar, Jean Lucas (Paquetá está suspenso), Diego; Éverton Ribeiro, Uribe e Marlos. Entre os novos titulares, Uribe e Marlos foram contratados este ano. Vitinho, nova atração rubro-negra, deve ficar no banco.

Depois de empatarem por 1 a 1 no jogo de ida da final da Copa do Brasil, no Maracanã, Cruzeiro e Flamengo entraram em campo no dia 27 de setembro do ano passado, no Mineirão, para decidir quem levantaria o troféu. Os 90 minutos terminaram sem gols, e a Raposa acabou conquistando o pentacampeonato nos pênaltis, ao vencer por 5 a 3.

Para o duelo desta quarta-feira, Mano Menezes não deu indícios do time que entrará em campo. No entanto, se compararmos, por exemplo, a equipe que iniciou o segundo duelo da final da Copa do Brasil com a que vem atuando mais regularmente este ano, serão seis peças diferentes em relação ao time campeão de 2017.

Corinthians – O técnico Osmar Loss adicionou a palavra mistério ao seu vocabulário. Em Santiago, no Chile, na véspera do confronto com o Colo-Colo, pelas oitavas de final da Taça Libertadores, o comandante do Corinthians não confirmou a escalação em entrevista coletiva. O que deve passar a ser rotineiro.

“Essa é uma tradição no Corinthians (revelar o time na véspera) que não precisa continuar. Em jogos deste tamanho, quanto mais dificuldade dermos, melhor. Não sei o time do Colo-Colo. Se eu soubesse a equipe deles, eu trocaria. Vocês, do Brasil, sabem mais ou menos quem joga,” afirmou. O jogo será no estádio Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile, a partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira.

Grêmio perde do Estudiantes

Dos males, o menor. O Grêmio não conseguiu repetir as boas atuações na noite desta terça-feira, 7, no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, e perdeu por 2 X 1 para o Estudiantes, em Quilmes, na Argentina. Envolvido pelo adversário, o Tricolor ainda saiu no lucro com o gol de Kannemann, que facilita a vida na volta, na Arena.

O Estudiantes vai para o jogo de volta, em Porto Alegre, no próximo dia 28, com a vantagem de qualquer empate para seguir às quartas de final. Já o Grêmio precisa vencer por 1 a 0 para usar o gol marcado fora de casa a seu favor e passar. Se devolver o 2 X 1, a decisão vai para os pênaltis. Vitória tricolor por um gol, acima de 3 a 2, classifica o time argentino. (Globo Esporte)

 

COMPARTILHAR