Festa dos Professores teve muitas emoções e alegria nesta quinta

Comitê de boas vindas aos professores era formado pelo prefeito Alencar Marim, secretária Delma ker e diretor Adriano

“Foi uma festa para não esquecer”. Assim uma jovem professora definiu a festa realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), na noite desta quinta-feira, 11, no Cerimonial Maanaim, em Barra de São Francisco. Detalhes como a contratação de uma empresa de fotografia que imprimia as fotos em instantes e distribuía para as professoras e professores, além de um open bar recheado de batidas e outras bebidas quentes, a festa entrou pela noite adentro com muita animação.

A música foi garantida pelo cantor André Moura, que começou desfilando sucessos da MPB, mas foi muito aplaudido quando passou para o sertanejo pop, gênero preferido da maioria. “Estão gostando da festa? Parabéns, vocês merecem, nós merecemos”, saudou o prefeito Alencar Marim em breves palavras. Ele fez questão de homenagear em especial as professores aposentadas ali presentes, como Clarinda Andrade e Marlídia Alves da Silva, entre outras.

Marim, que também é professor, disse que tem buscado, junto com o conjunto dos servidores do setor educacional, maior eficiência e qualidade no ensino desde a infância até o ensino médio e o começo desta mudança já começa a aparecer.

A secretária Delma Ker também foi breve e destacou que a festa era uma justa homenagem aos professores da rede municipal de ensino, que vêm trabalhando com vontade para melhorar os índices educacionais de Barra de São Francisco.

Professoras aposentadas, como Clarinda e Marlídia receberam atenção especial na festa

“O município, através da Secretaria de Educação, demonstra seu reconhecimento e valoriza o empenho de cada na buscada melhoria da qualidade educacional em Barra de São Francisco”, salientou a secretária.

Como hoje, 12, é feriado nacional (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e a segunda-feira é considerada feriado escolar, devido ao Dia do Professor, a Semec decidiu antecipar o evento para ontem, o que permite que as pessoas que queiram viajar no feriado possam fazê-lo.

História – No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

A comemoração do Dia dos Professores, começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

O dia 15 de outubro foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro. (Weber Andrade com site calendarr.com)