Educadores debatem Base Nacional Comum Curricular nesta quinta

Educadores vão reunir na quinta para debater Base Nacional Comum Curricular

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estará realizando nesta quinta-feira, 18, o Encontro Base Nacional Comum – O que é um Currículo? Das Concepções às Práticas Vivenciadas nos Cotidianos Escolares’, evento que será ministrado pela professora Magda Luíza Bertoline Tóttola, da Assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O encontro que está acontece em todo o país, é voltado apenas para diretores e pedagogos da rede municipal de ensino e acontece no auditório da Semec, no antigo colégio Santa Terezinha, a partir das 13h.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. (Weber Andrade com PMBSF e MEC)