Uma parceria que será feita entre o Sicoob/ES, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura de Barra de São Francisco vai permitir a oferta de novas vagas para o curso técnico integrado de Administração e para a graduação também nessa área. O número de estudantes atendidos pelo campus passará de 310 para 500. Além disso, serão disponibilizadas atividades de extensão abertas à comunidade.
A assinatura do convênio tripartite acontece nesta quinta-feira, 31, às 16h30, no prédio da antiga Faculdade São Francisco, no bairro Irmãos Fernandes, onde o Ifes ficará sediado a partir da entrega do mesmo, abrindo novo espaço na Escola Municipal João Bastos.
Por meio de um convênio o Sicoob irá ceder o prédio à Prefeitura, por três anos, sem ônus, com o objetivo de qualificar e certificar a mão-de-obra no município, visando à geração de trabalho e de renda e ao desenvolvimento econômico regional. No entanto, o prédio passará reformas e só deverá ficar pronto para uso no final do ano que vem.
A solenidade contará com a presença do reitor do Ifes, Jader José Pela, do diretor geral do Campus de Barra de São Francisco, José Alexandre Gadioli e do presidente do Sicoob/ES, Bento Venturim e do prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim.

O Sicoob disse que pretende, com essa parceria, alavancar a formação agroecológica e cooperativista na região. Para isso, durante a vigência do convênio, serão ministrados cursos de capacitação em agroindústria, informática, gestão financeira de negócios, entre outros. Também serão realizados três seminários nas áreas de agroecologia, cooperativismo e empreendedorismo.
“O Sicoob investe em educação porque esta é a forma eficaz de se trabalhar por uma sociedade mais justa e que ofereça oportunidades similares para todos”, afirma o presidente do Sicoob/ES, Bento Venturim.
“A educação transforma as pessoas e promove a geração de emprego e de renda”, ressalta José Alexandre de Souza Gadioli, diretor-geral do Ifes de Barra de São Francisco, que frisou a importância da parceria para a economia do município.
Atividades extracurriculares
Três seminários de Agroecologia, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 240 pessoas;
Seis cursos de capacitação sobre Fortalecimento de Empreendimentos da Agroindústria, Informática, Inovação, Gestão Financeira de Negócios, Gestão de Controle Social, Agroecologia, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 120 pessoas;
Seis processos de Incubação de Empresas (startups) nas áreas de Agroindústria, Cooperativismo e Empreendedorismo.
Seis visitas técnicas de intercâmbio para áreas de Agroindústria, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 180 pessoas.
Cinco turmas de reforço escolar para ensino fundamental e médio nas áreas de Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa, para 100 alunos.
Cinco dias de campo para áreas da agricultura, com previsão de participação de 100 pessoas.
(Weber Andrade com PMBSF)