Continuação das chuvas pode fazer rios que cortam a cidade transbordar

O rio Itaúnas está quase batendo na base da ponte da rua Coronel Djalma Borges na manhã desta terça-feira

Os rios São Francisco e Itaúnas correm o risco de transbordar esta semana caso as chuvas voltem a cair com intensidade em Mantena (MG) e na região de Cachoeirinha do Itaúnas, cabeceiras dos dois cursos d´água. Hoje pela manhã o coordenador da Defesa Civil, Renato Pinto Rosa, disse que esteve em Mantena verificando a situação do rio São Francisco e observou que o mesmo ainda se encontra “dentro da caixa”.

Renato, no entanto, disse que se as chuvas voltarem fortes durante o dia de hoje poderá haver transbordamento em Barra de São Francisco, principalmente na região da Rua Mineira e Campo Novo, mas até o momento está tudo “tranquilo”.

Ontem, 3, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção para municípios do Espírito Santo por conta da previsão de chuva forte no estado. O alerta começou a valer às 7h desta segunda-feira, 3, e deve permanecer até o final de semana.

Na maior parte do estado, segundo o Inpe, há previsão de pancadas de chuva, acompanhadas de raios. O acumulado de chuva em algumas regiões pode ser elevado por causa de pancadas mais intensas.

Em Barra de São Francisco e região noroeste, a noite deste domingo, 2 para segunda, 3, foi de muitas pancadas de chuvas seguidas de raios e trovões. O vento chegou a derrubar uma árvore nas proximidades da ABB, na estrada para Cachoeirinha do Itaúnas, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil esteve no local e fez a retirada do troco e galhos, desobstruindo a pista. (Weber Andrade com Incaper e Inpe)

Com maior volume de água, o São Francisco está “represando” o Itaúnas na Rua Mineira
COMPARTILHAR