‘Bike’ de 71 anos foi atração do passeio ciclístico de São Francisco

A bicicleta Hércules inglesa dava 50 anos de garantia ao comprador

Que tal uma bicicleta cujo fabricante te dá 50 anos de garantia? Sonho? Na verdade, o fabricante, a Companhia Ciclo Petros, posteriormente chamada de Hercules Cycle and Motor Company, existiu na Inglaterra e produziu bicicletas pelo menos até a década de 50.

Nesta quinta-feira, 4, pela manhã, um exemplar da Hércules, em perfeito estado de conservação, participou do Passeio Ciclístico de São Francisco de Assis. O proprietário, Valdemiro, do córrego da Penha, é colecionador e comerciante de bicicletas antigas. “Essa aqui tem 71 anos e somente a garupa não é original”, conta ele, que coloca a relíquia à venda por R$ 1,5 mil.

A Hércules de Valdemiro traz as marcas de sua originalidade nos selos metálicos, como o que oferece a garantia de 50 anos, nos metais usados, como o alumínio do guidão e o metal resistente das peças como quadro e outros. “Eu comprei ela tem três meses, já estava em boas condições mas eu dei mais uma arrumada nela”, informa Valdemiro, rodeado de curiosos na pátio da Matriz de São Francisco de Assis, onde foi dada a largada do passeio.

Passeios ciclístico reuniu dezenas de amantes do pedal nesta quinta-feira, dia do Padroeiro São Francisco de Assis

História – Jack Crane começou a vida em Coventry Street, Birmingham, produzindo 25 bicicletas por semana. Ele era o dono da Companhia Ciclo Petros e seu filho mais velho Sir Edmund Crane, conhecido como Ted Crane, foi o fundador da fábrica Hércules. O nome Hércules foi escolhido pela robustez e durabilidade das suas bicicletas. Jack Crane, comprou a Companhia Ciclo Petros, Ted e seu irmão Harry trabalhavam desde os 14 anos de idade junto com o pai. Em 1906, a companhia foi à falência e a família mudou-se para Monte Lightwoods. Lá suas bicicletas e peças foram vendidas em leilões para o pagamento de dívidas. A massa falida foi vendida irregularmente para a mãe que posteriormente repassou os bens para os filhos, o golpe foi descoberto e depois de anos de investigação em março de 1911 a família foi considerada culpada de conspiração por fraude econômica, mais tarde a sentença foi anulada com recurso jurídico. Harry e Ted que já controlavam os negócios da família alugaram uma casa abandonada em Coventry Street, e usaram o nome da empresa que haviam registrado em segredo em 1910, Ciclo Hércules and Motor Company.

E assim recomeçaram do zero, Harry encarregou-se da montagem das bicicletas e Ted da compra das peças e da venda dos produtos. No começo Ted teve problemas para manter as vendas porque ainda era lembrado no caso da fraude, no entanto com preços baixos e alta qualidade a produção ultrapassou o espaço da pequena fábrica a ponto das bicicletas serem embaladas na calçada. Em seis meses a produção passou de 25 para 70 bikes por semana obrigando mais uma vez a mudarem suas instalações para uma casa com quintal em Conybere Street, Highgate, a essa fábrica deram o nome de Manor Mills. Nessa época já tinham 10 empregados.

Em 1914 a produção subiu para 10.000 bicicletas por ano. A necessidade de expandir os negócios fez com que os irmãos participassem de um leilão em 1923, e no terceiro lance arremataram uma fábrica de pneus e câmaras de ar que fora subsidiária da Dunlop em Rocky Lane, Aston. A partir daí deram início ao funcionamento da Hércules Britannia cuja área de produção era de 53 mil metros quadrados, a partir de 1923 as fábricas Hércules produziam suas próprias peças não somente câmaras e pneus, mas aros, cubos e engrenagens, fornecendo inclusive para outras marcas. Em 1928 a bicicleta era uma febre na Inglaterra e no resto do mundo e o número de montadoras e fabricas de peças na região de Birmingham , Coventry e Nothingham era enorme e ainda assim nesse ano a Hércules já era a quinta maior exportadora. Em 1929, a Hércules assumiu a fábrica Dunlop em Nechells. Em 6 de fevereiro de 1939 a Hércules produziu sua milionésima bicicleta e alcançou a segunda posição entre os maiores fabricantes ficando atrás apenas da Raleigh.

Durante este período, Birmingham havia sido o lar de um grande número de fabricantes de bicicletas a maioria dos quais não prosperou. O sucesso da Hércules foi atribuído a uma série de fatores, incluindo os métodos de venda e de produção. As fábricas da Hércules passaram a produzir em massa, alcançando a meta de mais de 1.000 bikes por dia, cada bicicleta levava menos de 10 minutos para ser fabricada. (Weber Andrade com Wikipédia)

A bicicleta Hércules foi uma das principais atrações do passeio ciclístico