Agricultoras da região recebem a Ordem do Mérito Maria Ortiz

Deputado Padre Honório é o autor das homenagens às mulheres na Assembleia Legislativa

Na noite desta segunda-feira, 15, 13 mulheres que se destacam na agricultura capixaba serão homenageadas pela Assembleia Legislativa (Ales) com a Ordem do Mérito “Maria Ortiz”. A sessão solene será realizada a partir das 18h30, no Plenário Dirceu Cardoso, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

Na entrada do Plenário, os participantes do evento poderão conferir ainda uma exposição em homenagem às trabalhadoras rurais. Entre as 13 homenageadas estão Ediane Barbosa (in memorian) de Mantenópolis e Silerci Pereira Souza Santos, de Ecoporanga.

De acordo com o proponente da sessão, deputado Padre Honório (PT), o objetivo da solenidade é “valorizar o trabalho árduo por elas exercido, pois somente quem se dispõe a sujar as mãos de terra poderá saber o quanto é gratificante se alimentar dos frutos do próprio trabalho”, destacou o parlamentar.

HOMENAGEADAS DA REGIÃO

Ediane Barbosa (in memoriam)

Ediane Barbosa foi agricultora familiar e era moradora da zona rural de Mantenópolis, onde iniciou sua militância no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Era atuante na comunidade religiosa do seu município.  Foi coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres de 2013 a 2017 da Fetaes, além de ter sido conselheira do Conselho Estadual de Defesa da Mulher do Espírito Santo e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ediane faleceu em 30 de junho passado, mas deixou um legado de luta na defesa dos direitos das mulheres e dos agricultores e agricultoras familiares.

Silerci Pereira de Souza Santos

Silerci Pereira de Souza Santos é agricultora familiar em Ecoporanga. Representando a mulher trabalhadora rural idosa, nasceu em Aimorés (MG), em fevereiro de 1954.  Diretora no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ecoporanga e componente da Comissão Estadual de Idosos e Idosas da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares  e diretora da Associação de Moradores da Comunidade da Lage. (Weber Andrade com informações de Webales)