Acidentes com motos são uma das principais causas de mortes

Eliomar Araújo foi até a sede dos Bombeiros, agradecer pelo socorro

No dia 3 de agosto deste ano, o caminhoneiro e empresário Zezinho Andrade e sua esposa Loíde, realizaram um culto de agradecimento pela recuperação da sua filha, Paulla Alberto Andrade, que sofreu um acidente de moto no dia 8 de outubro do ano passado. Poucos dias depois, em 20 de agosto, o empresário Eliomar Ferreira Araújo colidiu sua moto contra um veículo Gol, nas proximidades do trevo do contorno, na saída para Colatina e também quase perdeu a vida. Ambos foram socorridos a tempo pelos bombeiros do 1º Posto Avançado dos Bombeiros Militares (PABM), em Barra de São Francisco, que completou três anos de instalação na cidade em julho passado.

Paulla no culto com os familiares, agradecendo a Deus pela vida (foto Mazinho do Hospital)

Paulla, que ficou em coma vários dias em Vitória, teve várias seqüelas do acidente, se recuperou bem e hoje leva uma vida quase normal. No culto, realizado no Glamour Cerimonial, a própria Paulla, que é violonista, cantou e tocou dois hinos com a participação de um coral e banda da família.

Paulla Andrade também fez questão de agradecer aos Bombeiros pelo antedimento (foto: Mazinho Hospital)

O agradecimento foi estendido a todos e foram entregues placas de Honra ao Mérito para a equipe de Bombeiros e PMs que auxiliaram no resgate.

Os acidentes automobilísticos têm sido uma grande preocupação da Polícia Militar e dos Bombeiros na região. Eles acontecem quase que diariamente e quase sempre deixam sequelas.

Eliomar conta, emocionado, que os Bombeiros realmente lhe devolveram a vida. “Só quem pode contar é quem viu, como o Paulinho, meu amigo, mas o que eu posso fazer é agradecer a Deus e aos Bombeiros, porque senão eu já estaria morto. Eles foram muito rápidos e, graças a Deus, estou aqui”, relata emocionado.

A esposa de Eliomar, Jaciara, escreveu uma carta para o site Voz da Barra, descrevendo a situação, as fraturas, escoriações, os dias de incerteza, com o marido em uma hospital de Vila Velha. “O milagre da vida foi permitido por Deus, através das mãos da pequena Jordana, moradora próxima do local, que acionou o socorro dos Bombeiros e eles prontamente atenderam.” Relata Jaciara. (Weber Andrade)

Eliomar Araújo passou por maus momentos com o acidente de moto

 

Bombeiros e PM unidos para
conter acidentes de trânsito

Apesar do trabalho sempre conjunto dos Bombeiros Militares e do Departamento de Trânsito do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), mais de cinco mil ocorrências já foram registradas na região este ano, segundo o tenente Prates, sendo que as ocorrências relacionadas ao trânsito são 937. Ele salienta que os acidentes com motocicletas são em maior numero e causam o maior número de vítimas fatais e com sequelas graves, devido à fragilidade da proteção ao condutor.

Prates destaca ainda que, em cinco anos, os acidentes foram reduzidos de 1.157 em 2012 para 937 este ano, mas a gravidade dos ferimentos e o número de mortes tem aumentado.

“Praticamente todos os acidentes, seja com veículos ou motocicletas, são causados por imprudência humana e boa parte das mortes e ferimentos mais graves poderiam ser evitados com o uso de equipamentos, como o cinto de segurança”, avalia

Prates informou ainda que, devido ao período eleitoral, o comando do 11º BPM  optou por não realizar nenhum evento durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre até o próximo domingo. Ele destaca que o batalhão tem realizado operações rotineiras em várias áreas, como revista a ônibus, verificação de documentos e habitação de condutores, entre outras ações.

Já o comandante do PABM, sargento Paulo Fernando, observou que a função da PM é controlar o trânsito e prevenir acidentes, enquanto a dos Bombeiros é, primordialmente, socorrer as vítimas o mais rápido possível. Ele se disse emocionado com o depoimento do empresário Eliomar e de seus familiares, que fez questão de ir até a sede da corporação, agradecer pelo trabalho deles. (Weber Andrade)

Policial Militar atende ocorrência de acidente de trânsito no centro da cidade