21ª Pomitafro começa hoje em Vila Pavão com Noite Religiosa

Considerada a maior festa étnica e cultural da região, Pomitafro vai até domingo

O município de Vila Pavão espera receber milhares de pessoas a partir de hoje, 11, até domingo, 14, para prestigiar a 21ª Pomitafro, a maior festa étnica e cultural da região noroeste capixaba. Este ano, o evento terá um dia, ou melhor, noite, dedicada aos evangélicos. Será nesta quinta-feira, a partir das 19h, a abertura da Noite Religiosa da Pomitafro.

Nos dias que antecedem a festa, um clima de cooperação e confraternização envolveu as pessoas da cidade.  Moradores, comerciantes e empresários se empenham e proporcionam um colorido especial à cidade. Os postes, muros, varandas e fachadas das casas, escolas e órgãos públicos ganham enfeites e bandeirolas com as cores e símbolos da Pomitafro. As lojas e comércios produzem lindas vitrines temáticas em alusão ao evento. Além disso, as entradas, saídas e ruas da cidade ganharam atenção extra como limpeza, capina, lavagem de calçamento, pintura de meios fios e poda de árvores.

A  Pomitafro celebra a interculturalidade em Vila Pavão. É considerada um dos maiores eventos culturais do estado do Espírito Santo, realizada pela prefeitura em parceria com as entidade organizadas e voluntários.

O nome Pomitafro vem da junção do nome das três principais etnias presentes em Vila Pavão, a Pomerana, a Italiana e a Afro-brasileira. Sua história precede a existência do município. Criada em 1989 pelos professores e alunos do Centro de Integração de Educação Rural (Cier), a festa tem por objetivo promover a valorização da cultura local e a integração entre os habitantes do município. Com o tempo, ganhou maior dimensão e passou a ser uma festa municipal, a “Festa da Cidade”.

Nas últimas edições, o evento que nasceu em uma escola e ganhou as ruas, passou a ser trabalhado também nas salas de aulas por por professores da Rede pública por meio do projeto Pomitafro na Sala de Aula.

“Enquanto em muitas partes do nosso país e do mundo, as pessoas brigam entre si, motivadas pelas diferenças, étnicas, religiosas, políticas e de gênero, em Vila Pavão, pelo contrário, o movimento Pomitafro celebra a mistura e a diversidade”, afirma a organização.

Esse ano, a 21ª Pomitafro chega cheia de novidades. Uma delas é o Concurso das Rainhas, que agora também estará elegendo as segundas colocadas coroando-as como princesas.

Além dos grupos folclóricos de dança provenientes de vários estados, shows musicais e apresentação de músicos da terra, como os tocadores de concertina, as barracas da etnias com os quitutes típicos de cada povo são um grande atrativo.

O formato com quatro dias de festa é uma inovação e foi sugerido para que um dia, no caso esta quinta-feira 11, seja dedicada apenas a atrações religiosas, uma forma de apoiar também a cultura do povo ligado ao movimento gospel, ao louvor católico, corais, quartetos e outras formas transmitir uma mensagem de paz e fé. Nos demais dias a programação passou por alguns ajustes.

O Torneio das Etnias no Estádio Municipal Orlando Ferrari acontecerá na sexta feira (12 de outubro). Durante todo o dia, os times que com jogadores das três etnias mostrarão que esporte e cultura podem andar juntos.

Uma grande expectativa de público para esse ano é o II Percurso Pomitafro, que no ano passado levou uma multidão para as ruas com muita música, comidas e bebidas distribuídas gratuitamente para todos. Nesse ano, os organizadores esperam que o mesmo resultado se repita. É grande a movimentação na cidade de pessoas confeccionando e vendendo trajes típicos e acessórios. Isso, levar a crer que mais pessoas vão vestir as cores da sua etnia para interagir nas alas Pomerana, Italiana e Afro-brasileira.  O II Percurso Pomitafro acontece no sábado dia 13 de outubro com início previsto para as 15:00h com concentração no Posto Ferrari.

Está confirmado também para o dia 14 de outubro (domingo) o 1º Encontro de Motocicletas e Motoclubes, mais uma novidade que irá satisfazer os amantes do motociclismo, esporte bastante difundido na região.

 

Programação completa

QUINTA-FEIRA 11 DE OUTUBRO

19:00h – Abertura da Noite Religiosa da Pomitafro (Celebração)

19:30h – Musical com Quarteto Adventhus da IASD

20:20h – Ministério de Dança Miriam (IBVP)

20:30h – Ministério de Louvor da Igreja Batista de BSF

SEMANA CULTURAL

Pomitafro Na Sala de Aula de 08 A 11 Outubro

SEXTA 12 DE OUTUBRO

12:00h – TORNEIO DO IMIGRANTE – Estádio Municipal

18:00h – Abertura da Praça de Alimentação

18:30h – Grupos Folclóricos infanto-juvenis de Vila Pavão

19:30h – Desfile para escolha das Rainhas e Princesas da POMITAFRO

21:00h – BANDA UP POMERISCH

22:30h – BANDA BRASITÁLIA

01:00h – Banda Butalux

SÁBADO 13 DE OUTUBRO

08:00h – Esquinas Culturais em vários pontos da cidade – CENTRO

15:00h – II PERCURSO POMITAFRO – Concentração Posto Ferrari

18:00h – Chegada do Percurso – Brasil Tambores (palco principal)

19:30h – Abertura Oficial da 21ª POMITAFRO

20:20h – Show com Israelle Cândido e Banda

22:30h – BANDA POMMERN MEKAS

00:30h – Show com João Vitor e Vinícius

Durantes os intervalos no palco principal, haverá apresentação com artistas da terra no Palco Cultural da Praça de Alimentação das Etnias

DOMINGO 14 DE OUTUBRO

07:30h – Abertura das Barracas Tradicionais com café típico

07:40h – Encontro da Terceira Idade – Forró de Concertina

08:00h – I Encontro de Motociclistas e Motoclubes

11:00h – Almoço Típico Pomerano, Italiano e Afro-Brasileiro nas Barracas Típicas

13:00h – TARDE CULTURAL: Grupos de Danças Folclóricas

18:00h – Artistas da terra

19:30h – BANDA AGITU’S

21:30h – Show com Caio Reis

(Fonte: PMVP)